quarta-feira, 22 de abril de 2009

Relatório


Quanto aos resultados obtidos, as estatísticas relativas à idade demonstram que apenas um dos inquiridos tinha 16 anos, 57 têm 17, 21 têm 18 e 7 têm 19 e apenas 1 tem 23 anos, ou seja, a maioria dos alunos inquiridos apresentam a faixa etária habitual (17 anos) para frequentar o 12º ano.



Já dentro do tema do Processo de Bolonha e do Ensino Superior, aquando da questão “ Pretendes ingressar no ensino superior?”, 72 dos 87 inquiridos responderam sim, 4 responderam não e 11 demonstraram a sua indecisão, contudo estes resultados demonstraram a vontade de prosseguir os estudos.




No que concerne ao conhecimento dos Programas/Iniciativas inseridas no P.B., 11 conhecem-nos, 37 não apresentam qualquer conhecimento e 39 têm uma ideia desses Programas.




Ao pedirmos para referirem alguns desses Programas, 5 inquiridos apontaram o Programa Erasmus, outros 5 responderam Leonardo da Vinci, tal como o Programa Sócrates que foi seleccionado por outros 5 inquiridos. O Programa menos conhecido foi o Comenius, que foi referido em quatro inquéritos.



Como forma de concluir este inquérito foi posta aos inquiridos a questão “ Conheces os direitos dos cidadãos nos diferentes países da U.E., enquanto estudante e trabalhador?”, à qual 24 responderam sim e 63 não mostraram qualquer conhecimento.



Embora 24 tenham respondido sim, apenas obtemos 6 respostas à questão número 13. Os direitos referidos foram:


- ser respeitado;
- igual possibilidade de poder ingressar no Mercado Europeu;
- livre trânsito;
- igualdade de direitos de todos os cidadãos;
- direito de receber subsídios, arranjar emprego e estudar em qualquer país da Europa;
- não trabalhar mais de 8 horas diárias e ter férias;
- ter direito à licença de maternidade, à segurança social, à assistência médica e à greve.