História
O processo de Bolonha passou por várias fases, no sentido de criar um Espaço Europeu de Ensino Superior que beneficie os estudantes europeus e de países terceiros
Declaração de Sorbonne
A Declaração de Sorbonne assinada em Maio de 1988, em Paris, pela Alemanha, França, Itália e Reino Unido tinha como perspectiva a formação de um Espaço Europeu de Ensino Superior.
Declaração de Bolonha
Em Junhos de 1999 os Ministros da Educação de 29 Estados Europeu, entre os quais Portugal, subscreveram a Declaração de Bolonha quem tem o objectivo de até 2010, criar um Espaço Europeu de Ensino Superior, coerente, compatível, competitivo e atractivo para os estudantes universitários.
No âmbito da criação deste Espaço Europeu foram identificadas seis linhas de acção:
- Adopção de um sistema de graus comparável e legível;
- Adopção de um sistema de ensino superior fundamentalmente baseada em dois ciclos;
- Estabelecimento de um sistema de créditos;
- Promoção da mobilidade entre instituições;
- Promoção da cooperação europeia no domínio da avaliação da qualidade;
- Promoção da dimensão europeia no Ensino Superior.
Comunicado de Praga
Em Maio de 2001, os Ministros de Educação europeus reuniram-se em Praga para reconhecer a importância e a necessidade de mais três linhas de acção para o evoluir do processo:
- Promoção da aprendizagem ao longo da vida;
- Maior envolvimento dos estudantes na gestão das instituições de Ensino Superior;
- Promoção da atractibilidade do Espaço Europeu do Ensino Superior.
O processo de Bolonha passou por várias fases, no sentido de criar um Espaço Europeu de Ensino Superior que beneficie os estudantes europeus e de países terceiros
Declaração de Sorbonne
A Declaração de Sorbonne assinada em Maio de 1988, em Paris, pela Alemanha, França, Itália e Reino Unido tinha como perspectiva a formação de um Espaço Europeu de Ensino Superior.
Declaração de Bolonha
Em Junhos de 1999 os Ministros da Educação de 29 Estados Europeu, entre os quais Portugal, subscreveram a Declaração de Bolonha quem tem o objectivo de até 2010, criar um Espaço Europeu de Ensino Superior, coerente, compatível, competitivo e atractivo para os estudantes universitários.
No âmbito da criação deste Espaço Europeu foram identificadas seis linhas de acção:
- Adopção de um sistema de graus comparável e legível;
- Adopção de um sistema de ensino superior fundamentalmente baseada em dois ciclos;
- Estabelecimento de um sistema de créditos;
- Promoção da mobilidade entre instituições;
- Promoção da cooperação europeia no domínio da avaliação da qualidade;
- Promoção da dimensão europeia no Ensino Superior.
Comunicado de Praga
Em Maio de 2001, os Ministros de Educação europeus reuniram-se em Praga para reconhecer a importância e a necessidade de mais três linhas de acção para o evoluir do processo:
- Promoção da aprendizagem ao longo da vida;
- Maior envolvimento dos estudantes na gestão das instituições de Ensino Superior;
- Promoção da atractibilidade do Espaço Europeu do Ensino Superior.
Comunicado de Berlim
Em Setembro de 2003 os Ministros responsáveis pela Área do Ensino Superior de 33 países europeus reuniram-se em Berlim com o objectivo de avaliar o processo de construção do Espaço Europeu do Ensino Superior. Ficando estabelecido que até 2005:
- Os ECTS (European Credit Transfer System) e o Suplemento ao Diploma ficariam em pleno funcionamento;
- O Reforço de Sinergias entre Espaço Europeu do Ensino Superior e Espaço Superior de Investigação seriam definidos como pilares fundamentais da consolidação da Sociedade do Conhecimento.
por Diogo V. e João