No dia 11 de Maio pelas 10 horas na sala 208, apesar de alguns imprevistos, conseguimos realizar o nosso colóquio como apresentação final fruto do trabalho de Área de Projecto.
Realizamos o colóquio “ Ser Jovem na Europa” a fim de esclarecer as dúvidas subjacentes ao tema, incidindo essencialmente no Processo de Bolonha e na inserção dos jovens no mercado de trabalho europeu e por isso convidamos os alunos das turmas do 11º E, 11º TA, 12º E, 12ºF, 12ºC, para assistirem à palestra. Para além disso convidamos, ainda, os professores do conselho de turma, Professora Ana Paula Chagas de História e Área de Projecto, Professora Conceição Pires de Português, Professora e directora de turma Hortense Correia de Sociologia, Professora Ângela Luís de MACS e Professora Inês Fernandes de Educação Física e a Presidente do Conselho Executivo Cristina Silveira. Achamos por bem convidar também um representante da Câmara Municipal, Vereadora Conceição Cabrita e a Dra. Vilma representante do centro Europe – Direct de Algarve, que muito tem contribuído para o nosso projecto. O Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica também foram convidados e como não poderia deixar de ser os nossos pais. Dos convidados, não compareceram todos, no entanto, a maioria esteve presente.
Como oradores, convidamos a Euro Deputada do Parlamento Europeu (Dra. Jamila Madeira) que esclareceu as nossas dúvidas sobre a Inserção dos Jovens no mercado de trabalho europeu; o Pró-reitor da Universidade do Algarve (António Fragoso de Almeida) que explicou e esclareceu em que consiste o Processo de Bolonha em si, ou seja, as suas vantagens e desvantagens; a coordenadora do programa Erasmus (Sofia Nunes), que transmitiu o que é o Programa Erasmus e convidamos, também, um estudante de economia que palestrou acerca da sua experiência enquanto aluno Erasmus.
O nosso grupo, começou a preparar a palestra às 9 e 15, pois ainda tivemos que imprimir alguns acertos, e verificar e preparar a sala, na qual se ia realizar o colóquio.
Confessamos que, na preparação do colóquio não tivemos tudo bem organizado, pois minutos antes da realização deste, tivemos de confirmar os convites para os directores de turma e os alunos convidados. Para além disso, ainda tivemos que preencher um papel na secretaria para requisitar as águas para os oradores, como também uma tesoura e fita-cola, que a biblioteca não nos pode emprestar. Com estes imprevistos todos, decidimos deixar no portão da escola o plano do colóquio e pedimos ao porteiro para informar os oradores, para se dirigirem a sala 208, ou seja, a sala da palestra. Entretanto, a Dra Jamila Madeira, chegou mais cedo, às 9 e 30 e foi beber um café até a hora do começo do colóquio. Pelo que parece, e pelo que nos disseram, não agimos bem com a recepção dos oradores, pois devíamos ser nós a recebe-los no portão e acompanha-los a tomar o seu café.
Contudo, cerca das 10 e 15, com as turmas e os convidados já instalados nos seus lugares, procedemos a apresentação do colóquio.
A Andreia abriu o colóquio com a nota de boas vindas e apresentou os oradores. A seguir passou a palavra ao João, à Antoniya e ao Diogo para procederem à leitura das perguntas que demonstraram de uma forma explícita as dúvidas acerca da temática abordada e as quais os oradores deviam-se debruçar nas suas exposições. Logo de seguida, a Andreia deu a palavra ao Pró-Reitor da Universidade, Dr António Fragoso de Almeida que iniciou o seu discurso de forma a responder a algumas das perguntas efectuadas, de modo a dar entender o que é o processo de Bolonha, em que consiste, as suas vantagens e desvantagens. Logo a seguir (após 25 minutos) na sequência da apresentação, seguiu o seu discurso a coordenadora do programa Erasmus (Sofia Nunes), que esclareceu todas as dúvidas acerca deste programa, ainda ficamos mais elucidados quando o aluno, que convidamos, nos informou sobre a sua experiência e através de umas imagens nos demonstrou que a possibilidade de participar no programa Erasmus é magnífica e inesquecível, como também, nos pode ajudar a integrar no mercado de trabalho europeu. Finalmente e para concluir as intervenções, seguiu com a sua apresentação a e
Euro Deputada do Parlamento Europeu (Dra. Jamila Madeira) que revelou o modo como os jovens se podem inserir no mercado de trabalho, focando, essencialmente, os principais problemas actuais como o desemprego. Também afirmou que hoje em dia as pessoas não devem ficar paradas, mas sim aprender sempre mais, ou seja, evoluir ao longo da vida, dai que seja necessário existir mais autonomia e cooperação.
Finalizamos o nosso colóquio com a distribuição de inquéritos que realizamos no sentido de reflectir a opinião dos convidados acerca do nosso trabalho. Para além disso, oferecemos aos oradores, como forma de agradecimento lembranças da nossa escola. Entretanto, a Dra. Vilma trouxe-nos uns panfletos com bastante informação acerca da União Europeia a que os alunos tiveram acesso não só no colóquio, como também no Dia Aberto.
Apesar de todas as críticas e alterações de que foi alvo o nosso colóquio, foi sem dúvida, um passo importante que o nosso grupo conseguiu realizar como projecto final do nosso trabalho e no qual nos empenhamos ao longo destes 3 períodos. Pode não ter sido perfeito, mas reflectiu-se o esforço e o empenho conseguidos pelos membros do grupo.
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